terça-feira, 10 de maio de 2011

QUESTÕES: PROTOZOÁRIOS BIO I GEO

01. (Fuvest-SP) Como as amebas capturam seu alimento?

Sugestão de Resposta: 





As amebas capturam seus alimentos por fagocitose, por meio de seus pseudópodos.




02. (Fuvest-SP) Qual é a função do vacúolo pulsátil dos protozoários de água doce? Por que esta organela geralmente não existe nos protozoários marinhos?

Sugestão de Resposta: 




O vacúlo pulsátil ou contrátil tem a função de realizar o equilíbrio osmótico (osmorregulação). A água doce é meio hipotônico em relação ao protozoário e, por osmose, a água é absorvida. Para que o protozoário não venha a explodir, o vacúolo pulsátil expulsa o excesso de água. Os protozoários marinhos (assim como os parasitas) não possuem esta organela, pois são isotônicos em relação ao meio, ou seja, a sua concentração é semelhante à d'água salgada.




03. (Unicamp-SP) Quando intensamente parasitada por Giardia lamblia, uma pessoa passa a sofrer de certas deficiências nutricionais. Estas são explicadas pela interferência na absorção de nutrientes, devido ao fato de que esses parasitas cobrem a mucosa de extensa região do tubo digestivo.
a) Qual é esta região?
b) De que maneira se adquire esta parasitose?
c) Qual o processo de reprodução que ocorre neste parasita?

Sugestão de Resposta: 





a) Intestino delgado, onde ocorre a absorção de nutrientes.

b) Adquire-se pela ingestão de cistos do protozoário em alimentos e água contaminados.

c) Cissiparidade (reprodução assexuada).




04.(Vunesp-SP) 0 mal de Chagas é uma doença que afeta grande número de pessoas em áreas rurais do Brasil. Sobre essa doença, responda as seguintes questões:
a) Como essas pessoas são infectadas?
b) Qual o agente transmissor?
c) Qual órgão do corpo é afetado pelo agente patogênico?
d) Qual a medida profilática para erradicar a doença?

Sugestão de Resposta: 





As pessoas são infectadas por meio das fezes que o percevejo barbeiro (triatomídeo) deposita na pele da pessoa, ao picá-la para sugar o sangue. Ao coçar, o indivíduo transfere o protozoário que se encontrava nas fezes do inseto para as lesões na pele, permitindo que ele atinja a corrente sanguínea.

b) O agente transmissor é o inseto (percevejo), conhecido como barbeiro, chupança, procotó ou bicho-de-parede.

c) O agente patogênico pode atingir vários órgãos (como fígado, intestino (colo), esôfago, entre outros), mas afeta, principalmente, o coração.

d) Deve-se combater o percevejo barbeiro com inseticidas, tratar os doentes, substituir as casas de pau-a-pique por alvenaria (sem esconderijos para o inseto), usar cortinados de filó sobre as camas, além de portas e janelas protegidas por telas e ter cuidado com as transfusões de sangue.




05 (Unicamp-SP) "Com 12 mil habitantes e arrecadação mensal de R$ 120 mil, Gouveia, no Alto Jequitinhonha, norte mineiro, tornou-se referência nacional em saúde pública (...). Até 1979, 42% das casas de Gouveia tinham barbeiro (...) e 22% dos moradores estavam doentes. Em 1995, a Prefeitura anunciou que não houve nenhum novo caso de Doença de Chagas, graças sobretudo à água potável e à rede de esgotos" (Adaptado do artigo Cidade com pouco recurso é modelo de saúde em MG, Ecologia e Desenvolvimento, nº 59, 1996).
a) A erradicação da Doença de Chagas em Gouveia não pode ser atribuída às causas apontadas pelo artigo. Indique uma forma eficaz de combate a essa doença que possa ter sido utilizada nesse caso.
b) Qual o mecanismo natural de transmissão da Doença de Chagas para o ser humano?
c) Cite duas doenças parasitárias cuja incidência possa ter diminuído como conseqüência da melhoria nas redes de água e esgotos.



Sugestão de Resposta: 



a) Realmente, a erradicação da doença citada não pode ser atribuída ao uso de água potável e à rede de esgoto porque as ações eficazes no combate à doença de Chagas são: eliminar o transmissor (barbeiro) com o uso de inseticidas; melhorar as condições de moradia, substituindo as casas de pau-a-pique rebocadas com barro, por moradias de alvenaria. O simples uso de reboco (cal) nas paredes das casas já dificulta a sobrevivência do barbeiro.

b) A transmissão se dá por meio das fezes que o barbeiro deposita na pele da pessoa, ao picá-la para sugar o sangue; ao coçar , o indivíduo transfere o protozoário que se encontrava nas fezes do inseto para as lesões na pele, permitindo que ele atinja a corrente sanguínea.

c) Citam-se: amebíase, giardíase, cólera (bactéria), ascaridíase, cisticercose humana, teníase, ancilostomose, hepatite (vírus), entre outras.




06.(Unicamp-SP) Em algumas regiões do Brasil, como o estado de São Paulo, a maneira usual de transmissão doTrypanosoma cruzi para o ser humano, por meio de triatomídeos, deixou de ser importante, principalmente em conseqüência das medidas de controle desses artrópodes. Dê duas explicações para o aparecimento, nessas regiões, de novos casos humanos da doença de Chagas.

Sugestão de Resposta: 





A doença pode estar sendo transmitida por transfusões de sangue contaminado, ou, então, da mãe para o filho, pela placenta ou até pelo leite materno.




Lagoa Azul está doente

Os vereadores da pequena cidade de Lagoa Azul estavam discutindo a situação da saúde no município. A situação era mais grave com relação a três doenças: doença de chagas, esquistossomose e ascaridíase (lombriga). Na tentativa de prevenir novos casos, foram apresentadas várias propostas.

Proposta 1: promover uma campanha de vacinação.

Proposta 2: promover uma campanha de educação da população a noções básicas de higiene, incluindo fervura da água.

Proposta 3: construir rede de saneamento básico.

Proposta 4: melhorar as condições de edificação das moradias e estimular o uso de telas nas portas e janelas e mosquiteiros de filó.

Proposta 5: realizar campanha de esclarecimento sobre o perigo de banhos em lagoas.

Proposta 6: aconselhar o uso controlado de inseticidas.

Proposta 7: drenar e aterrar as lagoas do município.

07. (Enem) Você sabe que a doença de Chagas é causada por um protozoário (Tryponosoma cruzi) transmitido pela picada de insetos hematófagos (barbeiros). Das medidas propostas no texto, as mais efetivas na prevenção dessa doença são:
a) 1 e 2
b) 3 e 5
c) 4 e 6
d) 1 e 3
e) 2 e 3

Sugestão de Resposta: 





a) Falsa - não há vacina contra a doença de Chagas e sua transmissão não ocorre através da ingestão de água ou alimentos contaminados.

b) Falsa - sua transmissão não ocorre através da ingestão de água ou alimentos contaminados; a transmissão não é através da penetração de larvas pela pele, como ocorre com a esquistossomose.

c) Verdadeira - a transmissão da doença de Chagas ocorre através da penetração das fezes contaminadas do inseto barbeiro, no local da picada do inseto, as telas em janelas dificultam a presença do barbeiro próximo ao homem.

d) Falsa - não há vacina contra essa patologia e sua transmissão não ocorre através da ingestão de água ou alimentos contaminados

e) Falsa - sua transmissão não ocorre através da ingestão de água ou alimentos contaminados;


08. (ESAL-MG) Em relação à malária, mencione a forma infectante do parasita e o gênero do transmissor.


Sugestão de Resposta: 




A forma infectante do parasita causador da malária é o esporozoíto; o gênero do transmissor (fêmeas do mosquito) é Anopheles.




09. (ESAL-MG) Cite duas formas de proteção ao homem sadio, no que tange a medidas profiláticas de malária.

Sugestão de Resposta: 


10. (Unicamp-SP) Os telejornais noticiaram recentemente que uma seca acentuada causou um aumento nos casos de malária na Amazônia. Isso foi atribuído ao fato de crianças brincarem nas águas represadas.
a) Essa explicação está certa ou errada? Justifique.
b) A que outra parasitose se aplica o modo de transmissão sugerido no texto?

Sugestão de Resposta: 


11.(Fuvest-SP) O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) diz que 86 índios makuxi, do município de Normandia (RR), estão com malária provocada por garimpeiros evadidos da área ianomâmi. (Folha de S.Paulo, 25/11/90.). Explique como a malária dos garimpeiros pode ter passado para os índios.

Sugestão de Resposta: 


12.(PUC-SP) Na espécie humana, ocorrem várias doenças, cujos microrganismos causadores estão presentes no sangue de pessoas infectadas, podendo inclusive ser transmitidos através de transfusões ou por seringas usadas.
a) Cite duas dessas doenças que sejam causadas por protozoários, indicando para cada uma o nome do parasita responsável.
b) Escolha uma das doenças por você citadas e indique dois métodos para sua profilaxia

Sugestão de Resposta: 


13 (Fuvest-SP/modificada) Doenças como a dengue, a febre amarela e mesmo a malária, há muito erradicadas dos grandes centros urbanos brasileiros, podem reaparecer, como aconteceu recentemente em áreas urbanas de São Paulo e do Rio de Janeiro. Discuta algumas condições que propiciam o reaparecimento das doenças citadas.

Sugestão de Resposta: 


14. (Vunesp) Determinado candidato a prefeito prometeu que, se fosse eleito, faria uma grande ampliação da rede de esgotos e do tratamento de água de sua cidade para erradicar ou diminuir a incidência de doença de Chagas e de malária. Ele realizou a sua promessa, mas falhou parcialmente em seu intento; entretanto conseguiu erradicar a amebíase. Qual a explicação biológica para:
a) A falha apontada?
b) O sucesso conseguido?

Sugestão de Resposta: 




a) Doença de Chagas e malária são doenças cuja transmissão depende de insetos-vetores e não diretamente das condições de saneamento básico.

b) A amebíase é transmitida por água e alimentos contaminados com fezes humanas, contendo cistos do protozoário. Nesse caso, saneamento básico é uma das formas mais importantes de prevenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário